A professora Ana Paula Moreno Cesar, que foi esfaqueada, anteontem, por um aluno na escola estadual Ivanete Martins de Souza, de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, teve alta da UTI na manhã de sexta-feira e foi encaminhada para a enfermaria, onde segue em tratamento com quaddro clínico estável, consciente e sem intercorrências graves, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Angelina Caron, de Campina Grande do Sul. Em nova avaliação realizada neste sábado, o hospital indica que o quadro dela é estável e que a paciente já conversa normalmente. Uma nova avaliação clínica será feita à noite para averiguar a possibilidade de alta hospitalar.
A professora foi esfaqueada por um aluno na manhã desta quinta-feira. Ela foi atingida por golpes superficiais nos braços e pernas e sofreu uma perfuração profunda nas costas, que quase atingiu o pulmão. A professora foi levada pelo helicóptero da Polícia Rodoviária Federal para o Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul.
Segundo a Polícia Militar, a professora foi atacada por um adolescente de 15 aos no dia seguinte à reunião de pais e professores em que o estudante foi apontado como um dos mais indisciplinados da turma. Nesta manhã, ele levou a faca para a aula e, ao cobrar satisfação da professora, a atacou. O adolescente já foi apreendido e levado para a delegacia de Piraquara.
Na escola, o dia foi de manifestação. As aulas foram suspensas e pais e professores foram às ruas pedindo mais segurança e melhores condições para as instituições de ensino da região. Outras 12 escolas de Piraquara também tiveram as aulas suspensas.
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) lamentou a situação e informou que a escola prestou todas as ações necessárias em relação ao fato sucedido com a professora, com rápida solicitação de socorro e encaminhamento ao hospital, com o apoio do helicóptero de resgate aéreo.