Policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) prenderam quatro homens e uma mulher suspeitos de integrar uma quadrilha de ladrões e traficantes, que agia em Curitiba e região. Um dos presos foi reconhecido como o autor do latrocínio (roubo com morte) do empresário Jacir Medeiros, 36 anos, no mês passado, em Curitiba.
Segundo o delegado Hamilton da Paz, o Cope investigava assaltos e tráfico de drogas e chegou ao grupo. Adelmo Martins de Souza, 25 anos, tinha mandado de prisão por roubo e receptação; Márcio José Rodrigues, 30, por roubo e tráfico de drogas, e Claudiomiro Chaves da Silva, 27, por homicídio. Os outros dois suspeitos detidos, Marcos Roberto da Silva, 25, e Lucimara Calegari, 20, não têm antecedentes. As prisões ocorreram no Hauer, na capital, e em Quitandinha, na Região Metropolitana de Curitiba.
Com eles foram apreendidos 400 gramas de cocaína, uma pistola calibre 9 milímetros e um revólver calibre 38, além de farta munição. "Foi um trabalho intenso do nosso serviço de inteligência. Obtivemos todas as informações que resultaram na identificação dessa quadrilha perigosa, responsável por vários assaltos na cidade", explicou o delegado Hamilton.
RECONHECIMENTO - Os policiais perceberam indícios da participação de Souza no assalto em que foi morto o empresário Jacir Medeiros, sócio do Laboratório de Tomografia do Hospital Ônix. O crime ocorreu na Rua Vicente Machado, Campina do Siqueira, em 21 de setembro. No início da manhã desta quarta-feira (20), a esposa da vítima o reconheceu como o assaltante que roubou seu carro e matou seu marido.
"Com o reconhecimento positivo, além de ser indiciado por formação de quadrilha, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo, como os outros detidos, Souza vai responder pelo latrocínio. Ele ficará à disposição da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, que investiga o crime", informou o delegado Hamilton da Paz. Lucimara foi encaminhada ao Centro de Triagem I, no centro de Curitiba, e os quatro, ao CT II, em Piraquara, na RMC.
LATROCÍNIO - Medeiros foi baleado ao tentar socorrer a esposa, abordada pelo assaltante, assim que ela estacionou o carro, na Rua Vicente Machado. O empresário, que aguardava a mulher na calçada, correu para impedir o roubo, e levou um tiro no peito. O marginal fugiu com o Honda do empresário. O carro foi encontrado horas depois, em Araucária, na RMC (com AEN).