A Polícia Militar conseguiu controlar a rebelião iniciada às 18h do último sábado (2) na Cadeia Pública de Ivaiporã (110 km ao sul de Apucarana). Às 11h45 deste domingo (3), os policiais faziam revistas nas celas para poder realojar os detentos.
De acordo com o porta-voz da PM em Londrina, capitão Nelson Villa, que esteve no local, 170 homens foram mobilizados na operação. Após o cerco, foram iniciadas as negociações, que contaram com o apoio do Comando de Operações Especiais, de Curitiba, e do Batalhão de Operações Especiais (Bope). O Pelotão de Choque de Londrina também foi chamado.
Informações dão conta de que cerca de 100 detentos participaram da ação, que começou com a rendição de um carcereiro e a tomada de sete armas de fogo da guarnição. Ao chegar à cadeia, outro agente foi baleado, mas não ficou em posse dos presos e seu ferimento foi leve. Outros disparos foram efetuados ao longo da noite, sem atingir ninguém.
Leia mais:
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Adolescente de 17 anos é encontrado morto a tiros em plantação de Sertanópolis
Dono de veículo ligado à explosão em Brasília foi candidato pelo PL em Rio do Sul
PRF inicia operação de prevenção a infrações de trânsito no 'feriadão''
Com a rebelião, cerca de 20 presos conseguiram escapar. Nenhum foi recapturado até o meio-dia deste domingo (3).
Com a chegada dos reforços de outras cidades e o início das negociações, a situação foi controlada pela PM. A cadeia ficou em estado de rebelião por pelo menos 17 horas até a normalização e liberação do refém. Não houve confronto.
A Polícia Civil vai identificar os responsáveis pelo levante e o número exato de envolvidos.
(matéria atualizada às 11h50)