Os policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) terão novas linhas de atuação e receberão treinamentos intensivos e obrigatórios, com artes marciais. A estrutura física da unidade já começou a ser reformada para a preparação da equipe e para melhorar o atendimento à população.
De acordo com o delegado-chefe, Alexandre Macorin, a implantação do treinamento mais exigente e constante é essencial para a boa estruturação da equipe. "A frequência nestes cursos e treinamentos serão condição para a permanência no grupo", afirmou o delegado-chefe. Na academia do Cope, que também será reformada, todos os policiais passarão por Treinamento Tático Defensivo (TTD), com um professor especializado em jiu-jitsu e muay thai.
Outra medida a ser implantada será o policiamento preventivo especializado, a cargo da Subdivisão de Operações da unidade. Segundo o responsável pela coordenação do policiamento preventivo, delegado Renato Coelho, o objetivo principal é inibir roubos a bancos, a joalherias, furtos e roubos de fios e cabos condutores de energia elétrica.
Participarão das operações três viaturas com 12 policiais e uma viatura-piloto, com o delegado e dois investigadores. A ação do policiamento preventivo será em dias úteis, das 9h às 18h. Ainda segundo Coelho, caso haja necessidade comprovada de reforço, esses horários podem ser ampliados para sábados e domingos.
COPA
Além de reforçar o trabalho dos policiais, as mudanças prepararam o policiamento para a Copa do Mundo de 2014. "Daqui a três anos, a cidade de Curitiba será uma das cidades que irá sediar a Copa do Mundo. Por isto, a necessidade imediata da realização de treinamentos táticos e específicos para o evento", projeta Macorin.