Em duas operações desenvolvidas nesta semana, policiais da Corregedoria da Polícia Civil, prenderam cinco policiais civis suspeitos de envolvimento com extorsão. O inquérito foi instaurado para apurar a participação de cada um dos agentes no crime.
"O caso é grave. Não será tolerado nenhum desvio de conduta. Caso sejam confirmadas as ações negativas desses policiais, eles serão punidos com todo o rigor da lei", afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinicius Michelotto.
As prisões fazem parte do trabalho do Setor de Assuntos Internos da corregedoria, que está reforçando os departamentos de investigações, para apurar qualquer tipo de denúncia envolvendo policiais civis. Uma satisfação que é dada à sociedade, como explica o delegado-corregedor, Paulo Ernesto de Araújo Cunha.
O trabalho, segundo o corregedor, está sendo fortalecido pelo secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, e pelo delegado-geral. "Investigamos toda denúncia envolvendo policiais civis. O nosso objetivo é dar respostas à comunidade, com apuração de toda e qualquer denúncia que envolva policiais civis em todo Estado"
FILTRAGEM
De acordo com o corregedor, quando uma denúncia chega à corregedoria, passa por uma filtragem para evitar acusações improcedentes e sem fundamento. Os casos concretos são investigados com instauração de inquérito. No fim da investigação, os resultados são encaminhados à Justiça e ao Conselho da Polícia Civil, que vão determinar as punições, que partem de uma simples advertência e podem culminar com a expulsão dos quadros da instituição.
A corregedoria, além do serviço de fiscalização de seus integrantes, também controla a qualidade dos inquéritos policiais, passa orientações para a melhoria do trabalho da polícia judiciária, com postura pró-ativa com visitas administrativas a todas as unidades policiais e acompanhamento do trabalho realizado.