Quase 6 mil produtos falsificados, entre discos, roupas, brinquedos e sapatos, foram apreeendidos pela Delegacia de Proteção ao Consumidor, em Curitiba. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira, numa tentativa de alertar a população para que não compre os produtos pirateados.
Os objetos -a maioria CDs de música popular- foram encontrados nas lojas centrais da cidade, em brechós, camelôs e até nas feiras de roupas realizadas no Marumbi Expo Center. Os produtos serão encaminhados à Justiça para serem periciados, depois serão destruídos ou ainda doados para população de baixa renda.
A falsificação é considerada crime contra a relação de consumo e prevê pena de dois a cinco anos de reclusão. A delegada chefe da Delegacia de Proteção ao Consumidor, Valéria Padovani de Souza, explica que, nos casos de flagrante também é aplicado multa de acordo com a condição financeira do comerciante.
A maioria das apreensões foi realizada por meio de denúncias e blitz surpresas realizadas periodicamente pela delegacia. A delegada espera que os consumidores continuem denunciando os locais em que são comercializados produtos falsificados. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (0xx41) 224 1348.
*Leia mais na edição desta sexta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.