Policiais do Grupo de Diligências Especiais (GDE) apreenderam na tarde desta sexta-feira (16) 34 quilos de maconha que estavam escondidos dentro de uma peça de caminhão em uma oficina em Foz do Iguaçu. Um homem que utilizou notas fiscais falsificadas para facilitar o transporte da droga foi preso em flagrante e autuado por tráfico de drogas.
De acordo com o delegado Luis Rogério Ramos Sodré, do GDE de Foz, as investigações iniciaram depois que o proprietário de uma oficina mecânica procurou a polícia alegando que desconfiava que suas notas fiscais haviam sido falsificadas por alguém.
O delegado contou que o proprietário passou a desconfiar de notas falsificadas depois que recebeu a ligação de uma transportadora informando que um produto com nota da oficina dele, que deveria ser entregue em Santa Catarina, tinha problemas com o frete. No entanto, a oficina não havia encaminhado nenhum produto para entrega.
"Com base nessas informações nossos policiais se encaminharam até a transportadora, que já havia devolvido a caixa para o local de origem, que era uma outra oficina", explicou. Nesta segunda oficina a polícia encontrou o produto que seria transportado e constatou que era uma caixa de câmbio de caminhão que continha no seu interior 34 quilos de maconha.
Após buscas, a polícia constatou que a droga era de propriedade de Devair Uhlmam, 30 anos, que não era nem funcionário e nem proprietário da oficina, mas um conhecido do estabelecimento que havia levado o produto com a caixa fechada para que a oficina intermediasse o transporte.
Ainda de acordo com a polícia, o acusado chegou a negar a propriedade da droga, no entanto na sua casa foram encontradas uma pistola calibre 380 municiada e vários blocos de notas da oficina mecânica que denunciou a falsificação para a polícia. "As investigações continuam para apurar se o crime já havia sido cometido outras vezes e se há mais envolvidos", explicou o delegado.
O acusado foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e será encaminhado para a Cadeia Pública de Foz de Iguaçu, onde ficará a disposição da Justiça.