No primeiro trimestre deste ano, a Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil apreendeu 2,8 toneladas de drogas em todo o estado. Desse total, 2,5 toneladas são de maconha, 204,6 quilos de crack, 65,2 quilos de cocaína e um quilo de haxixe. A Polícia ainda tirou de circulação outros 5,3 mil frascos de lança-perfume.
Por estar na fronteira com o Paraguai, segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Riad Braga Farhat, Foz do Iguaçu, no Oeste, teve a maior quantidade de drogas apreendidas nos três primeiros meses de 2014: 935,2 quilos. "Muita droga comercializada passa pela fronteira, o que ocasiona maiores apreensões na região. Isso influencia para a diminuição do tráfico em todo o Estado", explica Farhat.
Também no Oeste do Paraná, houve apreensão de 400 quilos de maconha na cidade de Cascavel, em um trabalho da Polícia Civil realizado em fevereiro deste ano. A droga estava escondida dentro de um veículo e a polícia apurou que a maconha saia de Foz do Iguaçu e tinha Curitiba como destino.
Durante o carnaval, segundo a Polícia Civil, foi grande a apreensão de frascos de lança-perfume. O Denarc de Cascavel retirou de circulação 2.936 frascos enquanto a sede da divisão em Pato Branco, no Sudoeste, apreendeu 2.373 frascos da droga.
Ainda no primeiro semestre, em Curitiba, uma operação da Polícia Civil fechou um laboratório de refino de cocaína. Foram encontrados no local 8,4 quilos de cocaína pura e 7,8 quilos de substâncias utilizadas para a mistura da droga.
A Polícia Civil ainda prendeu beste primeiro trimestre 184 pessoas acusadas de tráfico de drogas, apreendeu 55 veículos, 22 armas e aproximadamente 700 munições.