A PM (Polícia Militar) divulgou nesta quarta-feira (13) que fará um treinamento para a preparação de policiais contra assaltos de grande porte, na madrugada de quinta (14) para sexta-feira (15) em Londrina. A ação deve simular um assalto a uma empresa de transporte de valores.
Inicialmente, o treinamento estava previsto para acontecer na Zona Oeste de Londrina, porém o comandante do 5º Batalhão da PM de Londrina, tenente coronel Nelson Villa, adianta que pode ocorrer mudanças de última hora.
"A gente não tem como falar exatamente o que vai ser ou para onde vai. Eu estou com o comandante geral da cidade, e ele pode mudar de última hora. O objetivo dele é testar a tropa e fazer algo o mais próximo da realidade possível", diz.
Leia mais:
Homem foge da polícia por estradas rurais, mas acaba morto em confronto em Londrina
Homem invade casa de ex-companheira, a esfaqueia no seio e acaba preso em Apucarana
Casal afirma ter sido vítima de agressões verbais e físicas por grupo de pessoas em Apucarana
Homem acusado de atear fogo no rosto da esposa é preso em Londrina
Segundo o coronel, o objetivo da ação é preparar a PM para um acontecimento similar aos que ocorreram em Criciúma (SC) em 2020 e em Guarapuava (Centro-Sul) em 2022.
"É uma nova espécie de crime e nós temos que nos preparar ao máximo no contexto real para poder, com os meios de que dispomos, fazer uma primeira intervenção e depois acionar os reforços que irão compor a ação", relata.
Ainda de acordo com Villa, não há previsão da quantidade de policiais que participarão do treinamento. Antes de idealizar o projeto prático, as equipes estiveram em um simpósio com policiais que participaram dos crimes, onde ocorreram trocas de experiências.
Veja, abaixo, o comunicado oficial.