Vinte e cinco pássaros foram apreendidos entre sábado (16) e domingo (17) em uma operação realizada em quatro municípios da Região Metropolitana de Curitiba pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental – Força Verde. Três suspeitos assinaram termo circunstanciado, pela posse dos animais, e um foi preso com arma e um animal morto.
A tenente Kelly Wistuba de França, da Força Verde, diz que a operação ocorreu após várias denúncias feitas por pessoas à ouvidoria da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná (Sesp).
No sábado, segundo a tenente, um homem assinou termo circunstanciado pela posse de cinco pássaros na cidade de Piraquara. Outros dois casos aconteceram no mesmo dia: em Almirante Tamandaré, cinco pássaros silvestres e três exóticos foram encontrados em situação de maus tratos. No local, ninguém foi encontrado; já em São José dos Pinhais, outra pessoa assinou termo circunstanciado pela posse de oito aves silvestres.
No domingo, na cidade de Pinhais, outros quatro pássaros silvestres foram encontrados pela polícia e mais um responsável assinou termo circunstanciado. "Os locais [em que aconteceram as apreensões] são distintos e os crimes não tem relação um com o outro", explica a tenente.
Prisão - em São José dos Pinhais, também no domingo, a Força verde efetuou a prisão do dono de um bar por posse ilegal de arma de fogo. Ele possuía espingarda no estabelecimento comercial, segundo a tenente. "Também foram encontrados no local um tatu abatido e 27 vidros de palmito em conserva, prática ilegal segundo a legislação ambiental", esclarece Kelly.