A Polícia Federal desencadeou nesta quinta-feira (9) operação para combater um esquema de venda fraudulenta de ações no mercado financeiro. Cerca de 160 agentes estão cumprindo oito mandados de prisão temporária, sendo cinco no Rio de Janeiro e três em São Paulo, além de 28 mandados de busca e apreensão - 11 no Rio, 16 em São Paulo e um no Paraná. As informações são da Agência Brasil.
A polícia acredita que evitou um golpe de aproximadamente R$ 120 milhões, que seriam conseguidos com a venda fraudulenta de ações, a maioria da Petrobras.
Segundo nota divulgada pela Polícia Federal, os acusados vendiam ações de outras pessoas, por meio de ordens de transferência de ações (OTAs), com a participação de gerentes de instituições financeiras, corretoras de valores, funcionários de cartórios e especialistas em falsificações.
A operação, chamada de Reação, foi desencadeada depois de um ano de investigações da Delegacia Federal de Repressão a Crimes Financeiros com o apoio do Ministério Público Federal. As prisões e apreensões foram autorizadas pela 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.