Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ESQUEMA DE LAVAGEM DE DINHEIRO

PF deflagra Operação Vertigem e cumpre mandado de busca em Arapongas

Redação Bonde
15 mar 2022 às 09:01
- Polícia Federal
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A PF (Polícia Federal) e a Receita Federal deflagraram, nesta terça-feira (15), a Operação Vertigem, que tem objetivo de desarticular um esquema de lavagem de dinheiro que funcionava por meio da negociação de apartamentos de alto padrão em Balneário Camboriú-SC. Foram expedidos cinco mandados de busca e apreensão, nas cidades de Balneário Camboriú-SC, Itajaí-SC e Arapongas (Região Metropolitana de Londrina).


De acordo com a PF, a aquisição dos imóveis era bancada por dinheiro vindo do tráfico internacional de drogas. A polícia também decretou o sequestro de um imóvel de luxo que teria sido objeto da lavagem de dinheiro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo as investigações, o esquema ainda envolvia o subfaturamento do valor dos imóveis e o uso de "laranjas", como forma de ocultar a identidade real dos bandidos. O principal comprador seria um traficante internacional de drogas, chefe de uma quadrilha que envia remessas de cocaína para a Europa por meio do Porto de Paranguá (Litoral).

Leia mais:

Imagem de destaque
Atuavam em Sabáudia

Polícia Civil desmantela quadrilha ligada ao tráfico de drogas no Paraná e em São Paulo

Imagem de destaque
Lei inconstitucional

STF derruba limitação de ingresso de mulheres na Polícia Militar do Paraná

Imagem de destaque
Segundo em 24h

Mais uma carreta com cigarros contrabandeados é apreendida em Maringá

Imagem de destaque
Estava em Itapoá (SC)

Homem condenado por estupro de vulnerável ocorrido em Cornélio Procópio é preso


Em um dos imóveis investigados, a PF encontrou, ainda, indícios de envolvimento da construtora responsável pelo empreendimento no esquema. Os proprietários da empresa teriam recebido uma grande quantia de dinheiro em espécie, sem qualquer declaração ou formalização contratual.


O trabalho é um desdobramento da Operação Enterprise, deflagrada pela PF em novembro de 2020, em diversos estados e no exterior, com intuito de combater um grupo de quadrilhas que atuava no tráfico de drogas. A Operação Vertigem recai sobre a lavagem de dinheiro perpetrada por um dos principais integrantes do grupo criminoso desmantelado pela Operação Enterprise.


Segundo a PF, os investigados responderão por lavagem de dinheiro, com penas que podem variar de 3 a 10 anos para cada ação criminosa.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade