Após 11 meses de investigação policiais federais de Foz do Iguaçu deflagaram na manhã desta terça-feira (13) a Operação Anfíbio. O objetivo é cumprir mandados de apreensão e prisão de pessoas envolvidas com o envio ilegal de cigarros e outras mercadorias contrabandeadas do Paraguai.
A operação ocorre no Paraná (Foz do Iguaçu, Santa Helena e Marechal Rondon), São Paulo (Ribeirão Preto) e Minas Gerais (Passos).
A organização criminosa contava com a participação de um policial militar do Estado do Paraná, que dava cobertura ao transporte dessas mercadorias.
Segundo a assessoria de imprensa da PF de Foz do Iguaçu, o contrabando chegava ao Brasil de duas maneiras: atravessando o Lago de Itaipu, ou via terrestre, entrando por Foz do Iguaçu ou pelo Mato Grosso do Sul, daí o nome da operação, em razão da atuação da quadrilha tanto na água quanto em terra.
Já foram cumpridos 17 dos 18 mandados de prisão expedidos. O PM está foragido. Além disso, foram apreendidos dinheiro (real e dolar), documentos de imóveis, gabinete de computador, pedras , cheques, celulares, documentos diversos e automóveis.
Os investigados serão interrogados e indiciados pelos delitos de formação de quadrilha, descaminho ou contrabando e sua facilitação, além de corrupção.