A atuação preventiva da Patrulha Escolar Comunitária junto às escolas públicas e particulares do Estado resultou na diminuição do número de ocorrências nos estabelecimentos de ensino.
No interior do Estado, o número de ocorrência baixou de 54% no primeiro trimestre de 2004 para 14% em igual período deste ano. Na capital, a redução foi de 37% para 31% e, na região Metropolitana de Curitiba, de 40% para 25%, em igual período de comparação.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, os dados foram divulgados pelo comando da Polícia Militar ao governo do Estado durante reunião da Operação Mãos Limpas, nesta segunda-feira.
Ainda como resultado da Patrulha Escolar, foram apreendidas 15 armas de fogo com alunos em escolas de Curitiba, Pinhais, Londrina, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.
As revistas dentro das escolas são praticadas com autorização do Poder Judiciário e Ministério Público, da Associação de Pais e Mestres, direção da escola e concordância de pais e alunos.
O projeto existe em 27 bairros de Curitiba, Colombo, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Guarapuava. A previsão é que ele seja estendido para todo o Paraná.