A Operação Vistoria da PM (Polícia Militar) se encerrou nesta quinta-feira (29) com 61 motocicletas apreendidas entre 18 e 26 de abril. Nos primeiros 12 dias do mês, quando a ação não estava deflagrada, outras 23 motos foram levadas, totalizando 84 veículos.
Conforme a 4ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), as fiscalizações visam retirar o transporte usado em crimes como tráfico de drogas, assassinatos e assaltos. O tenente Castro ressaltou que estes veículos são irregulares e comprometem a segurança no trânsito.
Os tipos de infrações mais recorrentes, segundo a polícia, são motos baixadas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), com peças furtadas ou roubadas, clonadas, subtraídas, e a mais comum, a "moto bambu", que são veículos revendidos com diversos débitos e proprietário desconhecido.
A orientação da PM é fazer a transferência dos documentos para o nome do comprador ao vender um veículo. Caso a mudança não seja concluída, diversas notificações, que só cessarão com a apreensão ou identificação do autor, podem chegar ao antigo proprietário.