Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em relação ao ano de 2022

Mortes em confronto com Polícia Militar e Guarda Municipal caem 28,7% no Paraná em 2023

Redação Bonde com MPPR
03 abr 2024 às 13:15

Compartilhar notícia

- Divulgação/PMPR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) divulgou nesta semana o balanço das mortes registradas em confrontos com forças estatais de segurança em todo o estado em 2023. 


Conforme o levantamento, 348 mortes foram registradas ao longo do ano no Paraná, sendo 343 resultantes de confrontos com policiais militares e cinco com guardas municipais. Não houve registro de morte causada por policiais civis. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os números representam uma queda expressiva no total de mortes: 28,7% a menos em comparação com o ano de 2022.

Leia mais:

Imagem de destaque
Na zona norte

Homem é baleado após entrevero por atraso do aluguel em Londrina

Imagem de destaque
Pistolas Beretta

Armas somem do Batalhão do Exército em Cascavel, e inquérito apura envolvimento de militares

Imagem de destaque
Pelo menos 10 vítimas

Serial killer de Alagoas morava a menos de 1 quilômetro dos locais dos crimes

Imagem de destaque
Operação Contragolpe

PF visa militares que planejavam matar Lula e Alckmin antes da posse



RECORTES

Publicidade


Houve registros de mortes de civis em confronto com a Polícia Militar em 82 cidades paranaenses e uma catarinense (Itapema). 


No topo da lista estão Curitiba (70 casos), Londrina (29), Foz do Iguaçu (13), Maringá (11), Piraquara (11), Apucarana (9), Paranaguá (9), Pinhais (9), Ponta Grossa (9) e São José dos Pinhais (8). 

Publicidade


As mortes em confronto com guardas municipais foram registradas em Curitiba (2), Cascavel (1), Araucária (1) e Sarandi (1).



ESTRATÉGIA

Publicidade


O controle estatístico das mortes em confrontos policiais pelo Gaeco faz parte de estratégia institucional de atuação do MPPR (Ministério Público do Paraná) com o objetivo de contribuir para a diminuição da violência das abordagens conduzidas pela polícia. 


As iniciativas do Ministério Público com esse intuito são constantemente discutidas com representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Polícia Civil e da Polícia Militar e outros integrantes do MPPR.

Publicidade


Nesse contexto, o Ministério Público do Paraná, a exemplo dos demais MPs (Ministérios Públicos) do Brasil, aderiu ao programa nacional “O MP no enfrentamento à morte decorrente de intervenção policial”, instituído pelo Conselho Nacional do Ministério Público, por meio da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança. 


A iniciativa do CNMP busca assegurar a correta apuração das mortes de civis em confrontos com policiais e guardas municipais, garantindo que toda ação do Estado que resulte em morte seja investigada.


LEIA TAMBÉM NA FOLHA DE LONDRINA:

Imagem
Londrina tem redução em mortes em confrontos
Londrina registra queda de 42% nas mortes em confrontos policiais, segundo dados divulgados pelo Gaeco.


LEIA NO BONDE:

Imagem
Polícia Civil procura suspeito de matar companheira e enteada em Bandeirantes
A Polícia Civil informou nesta terça-feira (2) que segue as diligências para localizar o homem suspeito de matar a companheira, Josiane Aparecida de Oliveira, 39, e a enteada, Isabela de Oliveira Ramos, 15, no último sábado (30), em Bandeirantes.


Imagem
Polícia Civil prende casal suspeito de ter assassinado o próprio filho em Curitiba
A PCPR (Polícia Civil do Paraná) prendeu preventivamente uma mulher, de 23 anos, e um homem, de 29, suspeitos do homicídio do próprio filho, de quatro meses, ocorrido em dezembro de 2023, em Curitiba.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo