Um guarda municipal de Londrina foi detido no final da tarde desta segunda-feira (5) por porte ilegal de arma, durante a abordagem de um veículo na Vila Yara, zona leste da cidade. A detenção foi efetuada por policiais da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar.
A prisão ocorreu na rodovia BR-369, na saída para Ibiporã, próximo a sede do Detran de Londrina. Ele foi flagrado com uma arma quando estava em um veículo com alguns amigos. O nome dele não foi revelado pelas autoridades policiais. Ele foi autado em flagrante e liberado em seguida.
O secretário da Defesa Social, Joaquim Antônio de Melo, informou que o caso será encaminhado para a Corregedoria para avaliação e ele poderá ou não ser punido administrativamente. De acordo com ele, o guarda estava em horário de folga, no momento do flagrante. "Ele irá responder criminalmente como qualquer pessoa que é flagrada com arma sem o porte. A orientação que passamos aos guardas municipais é que não portem armas até que façam o treinamento e recebam o porte emitido pela Polícia Federal".
Este é o segundo caso de prisão de guarda municipal com porte ilegal de arma na cidade.
Joaquim de Melo acredita que as armas e as munições licitadas devem chegar em meados de janeiro, quando poderá ter início o treinamento dos guardas muncipais. O curso será ofertdo por oficiais do 5º Batalhão da Polícia Militar.