Polícia

Gaeco processa homem que fez falsa denúncia contra PM

27 nov 2012 às 12:02

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Geco) de Maringá (região Noroeste do Estado) processou um homem aposentado por ter feito uma denúncia caluniosa contra um policial militar. A denúncia foi encaminhada nesta segunda-feira (26) à Justiça da Comarca e aguarda decisão.

De acordo com as investigações do Gaeco, o denunciado foi abordado pelo policial numa ação de rotina, nas proximidades da Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM), na região central da cidade, após um evento na associação.


O PM solicitou os documentos do homem, e o denunciado, afrontando a autoridade policial, além de se recusar a fornecer os documentos e começou a exigir que o policial mostrasse sua identificação funcional. Também alegou que seria uma autoridade. Nesse momento, outro policial entregou ao primeiro PM uma ficha com os antecedentes criminais do homem abordado. Inconformado com a abordagem, o aposentado foi ao Ministério Público e acusou formalmente o policial militar por suposto abuso de autoridade, o que não foi comprovado no decorrer das apurações. "Durante as investigações, a versão do cidadão acabou restando isolada nos autos e lhe rendeu uma ação penal por crime de denunciação caluniosa", sustenta o promotor de Justiça Laércio Januário de Almeida.

O homem foi processado pela prática do crime de denunciação caluniosa. A pena prevista é de até 8 anos de prisão, além de multa.


Continue lendo