A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na noite deste sábado (4) dois homens que portavam um equipamento utilizado em golpes contra clientes de instituições bancárias no Paraná. A dupla, de 29 e 39 anos, foi abordada em um Honda Civic no Posto Taquari na BR-116, em Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba.
Em um compartimento oculto, acessível através do porta-luvas, os policiais rodoviários federais localizaram um aparelho telefônico que simula um interfone. Dentro desse falso interfone estava conectado um telefone celular.
O equipamento é usado para simular o atendimento dos bancos quando os clientes enfrentam algum problema ao usar um caixa eletrônico. "Eu vou na sala de auto-atendimento, coloco ele (o falso interfone) lá. Aí a pessoa vai lá, trava o cartão. Aí eu vou e ajudo a pessoa. Ela passa os dados pra nós e a gente vai e retira o dinheiro", explicou o homem detido aos policiais.
Além do falso interfone, os criminosos instalam também uma frente falsa que faz o cartão travar após ser inserido dentro do caixa. Após o travamento do cartão, ao fazer uso do falso interfone, os clientes são induzidos pelas quadrilhas especializadas nesse tipo de golpe a fornecer uma série de dados pessoais, entre eles a senha do cartão.
Com a dupla, foram apreendidos ainda um notebook, três aparelhos celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro. A equipe da PRF encaminhou a ocorrência à Delegacia da Polícia Civil em Campina Grande do Sul.