Uma criança de 2 anos deu entrada na tarde de ontem na Santa Casa de Sertãozinho, no interior de São Paulo, com suspeita de coma alcoólico, segundo informações do hospital. Os pais do garoto já foram detidos. O menino, morador do bairro Vila Garcia, foi levado ao hospital por volta das 15 horas por uma prima, que alegou que o bebê teria sido atropelado. Após uma tomografia, a hipótese de atropelamento foi descartada.
Segundo o hospital, a criança chegou inconsciente e apresentava um alto teor de álcool no hálito. Após medicação, o menino acordou e foi transferido da unidade de emergência para a ala de pediatria da Santa Casa. Não há previsão de alta.
Segundo o delegado Plaucio Fernandes, os pais do menino, que negam ter dado bebida ao filho, foram detidos em flagrante e serão ouvidos ainda hoje. Uma amostra de sangue foi recolhida e encaminhada para o Instituto Médico Legal de Ribeirão Preto, para confirmar a alta dosagem alcoólica no garoto.
"Fizemos vistoria na casa e encontramos uma garrafa de pinga ainda com cheiro de álcool, o que mostra que o uso foi recente", explica. "Eles sabiam que isso iria acontecer e permitiram. Vizinhos disseram que viram os outros quatro filhos do casal bebendo em outras ocasiões", comenta. De acordo com o delegado, testemunhas já foram ouvidas e foi concluído que os pais permitiam essa situação.
O casal vai responder pelo crime descrito em um artigo do Estatuto da Criança e Adolescente, sobre a entrega para um menor de substância que causa dependência física ou psíquica. Os outros quatro filhos foram recolhidas pelo Conselho Tutelar e foram entregues a uma avô.