Policiais civis de todo o Paraná paralisam as atividades nesta quarta (10) e quinta-feira (11) em ato de protesto contra o sucateamento da instituição no estado. Segundo eles, as viaturas estão deterioradas, os coletes vencidos e as promoções de carreira atrasadas. Também há defasagem de pessoal, especialmente, de escrivães.
Segundo o Sindicato dos Policiais Civis de Londrina e Região (Sindipol), o atendimento ao público está suspenso, exceto, em em casos considerados urgentes. Investigadores e demais trabalhadores da Polícia Civil cruzam os braços e se manifestam em frente às delegacias dos municípios.
Em Londrina, o ato ocorrerá hoje, em frente à 10ª Subdivisão Policial (SDP), às 14h. Na ocasião, eles devolverão os equipamentos de segurança fora do prazo de validade à Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp). Na 22ª Subdivisão Policial (SDP) em Arapongas, um grupo de policiais colou cartazes nos carros denunciando a precariedade do setor.
A entidade que representa a categoria alerta para o risco de vida que os policiais correm no dia a dia. Há coletes, segundo ela, vencidos há cinco anos. O atendimento normal à população será retomado na sexta-feira (12).