Polícia

Americano luta para manter bala na cabeça

22 dez 2006 às 19:19

A Justiça do Estado americano do Texas está sendo palco de uma disputa insólita, em que um homem está lutando para manter uma bala que tem encravada na cabeça. A bala de pistola de 9 mm - considerada uma prova vital em um crime – ficou presa embaixo da pele na testa de Joshua Bush, de 17 anos, após um tiroteio.

Promotores acreditam que a bala poderia ajuda a provar a culpa do próprio Bush na tentativa de assassinato de um vendedor de carros usados. A Justiça do Texas emitiu um mandado de busca para obter a bala, mas o advogado de defesa de Bush contesta a medida, dizendo que ela viola os direitos do adolescente.


Direitos civis - A história começou quando, em uma investigação sobre roubo de carros, Joshua Bush foi identificado como membro de uma quadrilha especializada nesse tipo de crime.


Bush prestou depoimento e, depois disso, teria feito uma visita ao vendedor de carros usados Alan Olive, ameaçando matá-lo se Olive prestasse depoimento no caso. Olive, que tem como hobby o tiro competitivo, teria atirado em Bush depois que o visitante tentou atirar nele.


A defesa diz que o caso se refere aos direitos civis de Bush de manter a bala em sua cabeça, sem se submeter a uma cirurgia para extraí-la. Eles baseiam seus argumentos em mecanismos constitucionais que protegem os cidadãos contra buscas consideradas excessivas ou irracionais.

A cirurgia para remover a bala não representaria risco de morte para Joshua Bush.


Continue lendo