Durante o Fortune Global Forum, em Hong Kong, Steve Ballmer, presidente e CEO da Microsoft, mostrou que a empresa está apostando tudo na linguagem de programação XML, definida pelo executivo como "a melhor forma de integrar pessoas com pessoas, pessoas com negócios e os negócios entre si". Segundo Ballmer, a linguagem XML terá um impacto tão grande quanto o surgimento da interface gráfica nos PCs e será fundamental para dar aos usuários uma experiência mais rica na Internet, facilitando a execução de tarefas como, por exemplo, videoconferências. No entanto, Ballmer alertou para o fato de que essa "revolução" ainda vai demorar. "É algo para acontecer dentro de cinco ou seis anos, não um ou dois anos", disse.
A XML é a base sobre qual a Microsoft está erguendo a sua estratégia .Net, que pretende oferecer softwares como serviços disponíveis online, ao invés de produtos comercializados em caixas. Ballmer afirmou que as empresas da velha economia que perderam a onda inicial da Internet agora possuem uma chance de recuperar o atraso na "segunda onda" da Web mundial, que será puxada pela XML.
O executivo falou ainda que o acesso em banda larga será fundamental para o sucesso da estratégia que a Microsoft desenhou para o futuro. "A chave para o avanço de nossos negócios é ter certeza de que haverá acesso à Internet via banda larga nos lares", disse Ballmer. A Microsoft continuará tentando estimular o desenvolvimento de banda larga por meio de investimentos em empresas de telecomunicações, cabo e satélite.
Segundo Ballmer, o elevado custo da infra-estrutura para banda larga atrasou o desenvolvimento da Web e ajudou a estourar a bolha financeira da Internet. "Apesar de todo o bom trabalho executado, uma experiência real de acesso em banda larga está, pelo menos para os internautas domésticos, mais longe no futuro do que todos nós pensávamos", afirmou o CEO da Microsoft. O executivo acredita que para a maior parte dos usuários de Web do mundo essa experiência ainda vai demorar mais de cinco anos para se tornar realidade.
O braço direito de Bill Gates também não perdeu a oportunidade de falar sobre o Windows XP, que será lançado no dia 25 de outubro, dizendo que a nova versão do sistema operacional permitirá aos consumidores tirar maior proveito de toda a capacidade de seus PCs. O executivo frisou a capacidade de obedecer a comandos de voz, que permitirá aos usuários realizar operações e escrever textos apenas falando em um microfone.
< Leia mais>Sindicatos de Internet impugnados