Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Evento aconteceu no Paraná

Workshop estrutura diretrizes para integração entre agricultura e abelhas

Douglas Kuspioz - Especial para a Folha
08 abr 2024 às 10:30

Compartilhar notícia

- Reprodução/Canva
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um workshop realizado no final de março, em Campo Mourão (Centro-Oeste), discutiu e estabeleceu diretrizes para uma convivência harmônica entre agricultura e abelhas. O encontro reuniu mais de 70 participantes e mobilizou entidades como IDR-Paraná, Adapar, Seab, Faep/Senar, MPPR (Ministério Público do Paraná), Embrapa, faculdades e universidades, entre outras.


Os benefícios da relação entre a soja e a Apis mellifera, por exemplo, foram evidenciados em estudos da Embrapa Soja. Há um aumento de produtividade da ordem de 13% nas lavouras do grão devido ao processo de polinização das abelhas; nas colmeias, para além da maior produtividade, o mel de soja tem tido boa aceitação no mercado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O problema é que não é raro ocorrer morte de colmeias pelo uso irregular de agrotóxicos, o que levou à mobilização de várias instituições - como o MPPR, que lançou, através do Gaema (Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo), com apoio da UEM (Universidade Estadual de Maringá), o aplicativo “App Pólen”, para auxiliar na prevenção da mortandade dos insetos.

Leia mais:

Imagem de destaque
406 pessoas usaram o programa

Praia Acessível garante banho de mar de aniversário a criança com paralisia cerebral

Imagem de destaque
Praia de Caiobá

Verão Maior Paraná: aulas de trapézio fazem sucesso entre os veranistas

Imagem de destaque
Após denúncia anônima

IAT resgata 33 aves silvestres em cativeiro irregular em Paranavaí

Imagem de destaque
Crescimento de feminicídios

Paraná consolida luta no enfrentamento às violências contra mulheres


“O propósito [do workshop] era trazer esse grupo de pessoas interessadas ou impactadas pela mortandade de abelhas para discutir e elaborar diretrizes para um protocolo técnico. Essas diretrizes foram o êxito do evento”, explica Richard Golba, coordenador estadual de Sustentabilidade Ambiental do IDR-Paraná.


O documento elaborado pelo grupo, que se reuniu nos dias 26 e 27 de março, aponta quais são as boas práticas agrícolas, apícolas e de comunicação que os produtores devem adotar. Além disso, traz 15 recomendações adicionais que vão desde o incentivo ao cadastramento de apicultores/meliponicultores na Adapar até a difusão do programa de MIP (Manejo Integrado de Pragas) do Paraná.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Workshop elabora diretrizes para integração entre agricultura e abelhas
O workshop em Campo Mourão discutiu e estabeleceu diretrizes para uma convivência harmônica entre agricultura e abelhas, abordando os benefícios, problemas e soluções para essa relação.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo