A Semana Nacional de Trânsito 2015, que reúne governos, organizações não governamentais e empresas em ações educativas simultâneas, começa nesta sexta-feira (18) em todo o País. Com o tema "Seja você a mudança no trânsito", as atividades alertam para comportamentos que colocam em risco a vida de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
No Paraná, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) escolheu como mote principal o uso do celular ao volante. Os perigos de digitar ao dirigir serão apresentados em uma campanha na TV, no rádio, nas redes sociais, jornais, revistas e sites.
A ideia é chamar a atenção para um comportamento cada vez mais comum e que muita gente acredita não ter impacto, mas que pode trazer sérias consequências. "De acordo com pesquisas feitas nos Estados Unidos e na Europa, ao olhar para tela, abrir o aplicativo de mensagens, ler, digitar duas letras e enviar um simples oi, o condutor leva, em média, 4,5 segundos. Nesse tempo, a 80 km/h, ele percorre mais de 110 metros, o equivalente a um campo de futebol, sem olhar para a rua", alerta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
"Segundo o órgão americano de segurança nas estradas, o uso do celular aumenta em até 400% o risco de acidentes. O tema é atual e deve ser mais explorado. Os smartphones e celulares estão presentes em nossas vidas o tempo todo, estamos sempre conectados e não nos damos o direito de responder depois, como se nada ou ninguém pudesse esperar. Nossa campanha é um alerta, mas a mudança deve ser de comportamento", completa Traad.