A inclusão digital chegou aos coletores e varredores de lixo de Curitiba. Os trabalhadores terão aulas gratuitas de informática a partir de 4 de julho. O projeto faz parte do Programa de Inclusão Digital Itinerante, do Sesi Paraná, e beneficia 45 colaboradores na primeira etapa.
As aulas de Windows, Word, Excel e Internet, além de cidadania e responsabilidade social, têm duração de quatro horas e serão realizadas durante dez dias, cinco vezes por semana, com a opção de três turnos – manhã, tarde e noite. Parceria do Sesi Paraná com o Sesi Nacional e a Fundação de Estudos do Paraná (Fesp), o projeto tem como diferencial também o fato de que as aulas são ministradas dentro das empresas, em laboratórios itinerantes de informática, equipados com notebooks. Os instrutores, contratados pela Fesp, foram treinados pelo Sesi Paraná, que também fornece todo o material didático para as aulas.
Como a empresa de gestão ambiental responsável pela limpeza pública de Curitiba já oferece o Programa de Escolarização Tempo de Estudar, que propicia volta aos estudos a 400 colaboradores que deixaram os bancos escolares, o Programa de Inclusão Digital complementa o trabalho de alfabetização da empresa.
De acordo com Isabel Cristina Ribas, técnica da Coordenação de Educação do Sesi Paraná e gestora do projeto, o sucesso do curso começa com a vontade dos alunos de aprender. "Eles estão dando o primeiro passo rumo a uma inclusão digital prática. A iniciativa dos alunos vai nos ajudar a aperfeiçoar ainda mais o projeto nesta fase piloto", explica.