Paraná

Vândalos deixam Parque Trianon às escuras

14 nov 2003 às 12:19

Parques, praças públicas e até unidades de serviço de Guarapuava voltaram a ser alvos da ação de vândalos nos últimos dias. No último final de semana, foi a vez do Parque Trianon receber os indesejados visitantes, que cortaram toda a fiação elétrica. Em alguns locais os depredadores chegaram a desenterrar do solo boa parte dos cabos, deixando a praça às escuras.

Com a atitude, a insegurança voltou a rondar o bairro Pérola do Oeste, pois com o logradouro sem iluminação, os moradores tem evitado cruzar o local desacompanhados. O que antes era apropriado para o lazer, novamente está preocupando a comunidade.


Para Mariângela Stoco, que mora no bairro desde que nasceu, é comum evitar cruzar o parque mesmo demorando mais tempo e aumentando a distância até o seu destino. "Quando criança podia brincar sem me preocupar. Atualmente precisamos redobrar a atenção e nem olhar muito para alguns grupos que ficam na praça, com medo de assaltos", informou.


Os estudantes Fábio Mendes Silva e Amadeu Ferreira, também moradores do Pérola do Oeste desde que nasceram, ficaram bastante chateados com a ação dos vândalos. "À noite podíamos praticar esportes num local próximo a nossa casa e agora temos que nos deslocar para outras praças", disse Silva.


Segundo o engenheiro responsável pelo departamento elétrico da Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg), Airton Pereira de Araújo, a ação dos vândalos foi ousada. "Eles chegaram a abrir valas para retirar a fiação elétrica, mas não conseguiram, pois adotamos um novo sistema de instalação que não permite o roubo", destacou.


Mesmo não conseguindo levar os cabos, os marginais cortaram em várias partes a fiação subterrânea para impossibilitar a sua reutilização. "O que parece que eles queriam além de roubar os cabos era deixar a praça às escuras", completou.


Diretor da Surg, engenheiro César Sanchez lembrou que a comunidade deve denunciar ações desta natureza ligando diretamente para a Polícia Militar quando notar atos de destruição ao patrimônio público.



De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, o Parque do Trianon recebeu um investimento de mais de R$ 6 mil no setor elétrico em março deste ano, quando foi feita a revitalização do parque.

Na semana que passou, o PSF do Jordão amanheceu com pichações nos muros e paredes. O Parque das Crianças também já ficou às escuras devido a ação dos vândalos, que não pouparam ainda a Praça 9 de Dezembro e um dos principais cartões postais da cidade, a Lagoa das Lágrimas. Bancos, luminárias e até monumentos foram os alvos da ação criminal.


Continue lendo