Paraná

Vala para sacrifício de animais já está pronta em Maringá

02 mar 2006 às 20:46

A Secretaria da Agricultura informou nesta quinta-feira (02) que também está pronta a vala da Fazenda Cesumar, no município de Maringá, onde serão sacrificados e enterrados os animais suspeitos de febre aftosa nos próximos dias.

Com 70 metros de comprimento, seis metros de largura e quatro de profundidade, a trincheira receberá os animais sacrificados tanto da Fazenda Cesumar como da Fazenda Pedra Preta, propriedade vizinha àquela.


O diretor-geral da Secretaria da Agricultura, Newton Pohl Ribas, lembrou que a abertura de uma única vala possibilitou melhorar o trabalho, já que os lotes dos animais que serão sacrificados ficam em áreas vizinhas. Segundo ele, a abertura da trincheira foi realizada pela Secretaria da Agricultura em parceria com a Prefeitura Municipal de Maringá.

Na Fazenda da Cesumar, a operação envolveu cinco técnicos, além de equipamentos como uma retro-escavadeira hidráulica e uma pá-carregadeira da prefeitura de Maringá. "O trabalho está feito. Agora, aguardamos a visita dos membros da Comissão de Avaliação, Taxação e Sacrifício, que deverão visitar o local, avaliar os animais, definir os valores da indenização, que serão oficializados aos criadores. Assim que todos esses procedimentos foram adotados, juntamente com a concordância dos proprietários, estaremos prontos para sacrificar os rebanhos", disse Ribas.


Continue lendo