Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Aumento desde 2010

Um a cada três moradores do Paraná é preto ou pardo, aponta IBGE

AEN
22 dez 2023 às 16:19

Compartilhar notícia

- Divulgação/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A população de pessoas autodeclaradas pretas e pardas cresceu no Paraná, de acordo com os dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (22) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), chegando a 34,3% do total da população do Estado. 


Em 2010, quando foi realizado o levantamento anterior, aqueles que se declaravam pretos ou pardos, somados, eram 28,3%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No censo, a definição de raça e cor é feita por meio de autodeclaração. Os entrevistados dizem ao entrevistador se eles se consideram brancos, pretos, pardos, amarelos ou indígenas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Projeto do governo Ratinho retira poder de conselho ambiental e prevê ampliar licenças simplificadas no Paraná

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Motociclista morre após sair da pista e colidir contra barraca na BR-153 em Japira

Imagem de destaque

Consumidor paranaenses adere à Black Friday e prepara o bolso

Imagem de destaque
Portal das Orquídeas

Vice-governador entrega residencial com 240 unidades em Londrina


Ao todo, os dados do IBGE apontam que, atualmente, de uma população total de 11,44 milhões de pessoas, o Paraná tem 7,38 milhões de residentes que se declaram brancos, 3,44 milhões pardos, 485 mil pessoas pretas, 100 mil amarelas e 28 mil indígenas.

Publicidade


Na distribuição proporcional por raças e cores, isso representa que o Estado tem 64,6% de brancos, 30,1% pardos, 4,2% pretos, 0,9% de amarelos e 0,2% indígenas.


Publicidade

CRESCIMENTO


Publicidade

Os dados representam um aumento nos números absolutos de 999,8 mil brancos, 819,6 mil pardos, 45,8 mil pretos e 2 mil indígenas. Apesar da população total do Estado ter aumentado no período, a população autodeclarada amarela teve queda de 22,9 mil pessoas.


Em relação ao censo de 2010, a população do Paraná que se declara preta foi a que apresentou maior aumento proporcional, com crescimento de 46,8%. Na sequência, o segundo maior aumento foi da população parda, com crescimento de 31,3%.

Publicidade


Os dados apontam também que o número de pessoas brancas no Estado aumentou 9,6% e de indígenas, 8%. Entre os amarelos, a queda foi de 18,6%.


REGIÃO SUL

Publicidade


Em comparação com outros estados do Sul do Brasil, o Paraná é o que tem a maior proporção de pardos e de amarelos. Enquanto 30,1% dos residentes do Paraná se declaram pardos, em Santa Catarina são 19,2% e no Rio Grande do Sul são 14,7%.

Publicidade


Em relação às pessoas amarelas, o Paraná tem 0,9% que se declaram desta forma, enquanto em Santa Catarina são 0,2% e no Rio Grande do Sul, 0,1%.


O Paraná apresenta também a menor proporção de pessoas autodeclaradas brancas da região, com 64,6%, enquanto Santa Catarina tem 76,3% e Rio Grande do Sul 78,4%.


AMARELOS 


Apesar da queda na proporção de pessoas que se autodeclaram como amarelas, o Paraná mantém a segunda maior população absoluta e proporcional desta cor em todo o País. São 100 mil amarelos, que representam 0,9% de todo o Estado. 


Os números só são menores que de São Paulo, que tem 513 mil amarelos, representando 1,2% de toda a população estadual.


Os dados do IBGE apontam que o Paraná ainda tem o município em que proporcionalmente mais residem pessoas amarelas em todo o País. Assaí, na região Norte do Estado, tem 11,5% do total de sua população autodeclarada amarela.


BRASIL


De acordo com o Censo, pela primeira vez o Brasil registrou mais pardos do que brancos. São 92 milhões de pardos, 88,2 milhões de brancos, 20,6 milhões de pretos, 1,2 milhão de indígenas e 1 milhão de amarelos.


Proporcionalmente, isso significa que 45,3% dos brasileiros são pardos, 47,7% brancos, 7,6% pretos, 0,6% indígenas e 0,4% amarelos.


Imagem
Em cinco anos, uso de fogos de artifício barulhentos cai 94% em Londrina
Londrina comemora cinco anos do uso de fogos de artifício sem estampido. Isso só foi possível graças a resposta positiva d
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo