Paraná

Trem descarrila e contamina solo no Norte do PR

30 mai 2003 às 18:06

Oito vagões de um trem da América Latina Logística (ALL) descarrilaram, na madrugada desta sexta-feira, no município de Ibiporã, próximo a Jataizinho. Três continham óleo diesel e os demais, produtos alimentícios. Com o acidente, vazou a carga total de um dos vagões, que continha 57.600 litros de óleo diesel.

Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Londrina, Defesa Civil e equipes de resgate foram acionados. De acordo com o chefe do escritório regional do IAP, Ney Paulo, o acidente ocorreu próximo ao rio Engenho de Ferro, a cerca de dois quilômetros do rio Tibagi, mas não chegou a atingir os rios. O principal risco ambiental, segundo ele, é a possibilidade de o óleo infiltrar no solo e atingir o lençol freático.


Por determinação de técnicos do IAP, foram construídas "minas", por meio de perfuração de valas no subsolo para o óleo fluir. Em seguida, bombas fazem a sucção e o combustível é levado por caminhões. Outro procedimento determinado pelo IAP é a retirada do solo contaminado, para posterior envelopamento e incineração em uma empresa de cimento de Curitiba.

O óleo que não vazou deve ser transbordado para caminhões.
O IAP realizou coleta de amostras de solo e diesel, que serão analisadas no laboratório do IAP, em Curitiba. O resultado deve sair em 15 dias. A ALL será autuada e multada de acordo o laudo que determinar a gravidade do acidente.


Continue lendo