O cronograma do governo estadual para diminuir a superlotação de presos das cadeias do interior do Paraná será anunciado na próxima segunda-feira (2) pela secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes. O anúncio será feito em Paranaguá, onde ela acompanhará a última transferência de detentos de cadeias do Litoral para o Sistema Penitenciário de Piraquara (Região Metropolitana de Curitiba).
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça do Estado, 653 presos do Litoral foram transferidos para Piraquara ao longo deste ano. Em janeiro de 2011 havia 702 pessoas detidas nas cadeias e delegacias de polícia dos municípios de Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Pontal do Paraná e Paranaguá, mais do que o dobro da capacidade prevista. As pessoas transferidas já tinham sido denunciados à Justiça. Permanecerão apenas os detidos nos últimos dias e ainda não denunciados.
Em 2012, as transferências acontecerão nas outras regiões do Estado. A intenção é diminuir a superlotação das prisões e liberar os policiais que estão custodiando presos para se dedicarem à segurança à população.