A Secretaria de Saúde de Curitiba deverá apresentar na próxima semana os números finais da Campanha Nacional de Combate a Diabetes, que termina nesta sexta-feira em todo o Brasil. O último levantamento, de 30 de março, mostra que cerca de 9% das pessoas que passaram por exames apresentaram níveis de glicemia (açúcar no sangue) alterados.
Até o final do mês passado, 300.817 pessoas procuraram as unidades de saúde da Capital para fazer o teste de triagem de glicemia (glicofita). Destas, mais de 26 mil foram encaminhadas para exames comprobatórios em jejum.
De acordo com a diretora do Centro de Informação e Saúde da secretaria, Mariângela Galvão Simão, o primeiro teste de glicemia pode ter sido afetado por qualquer alimento que a pessoa tenha ingerido antes.
Leia mais:
Praia Acessível garante banho de mar de aniversário a criança com paralisia cerebral
Verão Maior Paraná: aulas de trapézio fazem sucesso entre os veranistas
IAT resgata 33 aves silvestres em cativeiro irregular em Paranavaí
Paraná consolida luta no enfrentamento às violências contra mulheres
Os últimos dados mostram que 77,35% da meta da secretaria foram atingidos. Eram esperados para a campanha exames em 388 mil pessoas acima de 40 anos, o grupo mais atingido pela doença. Para a diretora, a meta deve ser atingida em cerca de 80%. "É sempre muito mais difícil sensibilizar os adultos em campanhas como essas", afirma.
Em Curitiba, estão cadastrados pelo Sistema Único de Saúde, cerca de 16,6 mil diabéticos. Estima-se que a rede privada atenda mais 7 mil.