Paraná

Temporal causa prejuízo de R$ 7,5 mi na região

21 mai 2004 às 14:41

O temporal que atingiu o Oeste do Paraná na semana passada causou prejuízo total de R$ 7,5 milhões a propriedades rurais da região de Toledo. Municípios da região de Cascavel também foram prejudicados e acumulam perdas. Lavouras de milho, trigo, aveia e soja safrinha foram as mais atingidas. Também houve prejuízos em chiqueiros, aviários, estábulos e barracões de máquinas.

João Luís Raimundo Nogueira, técnico do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) em Toledo, informou que, na região, foram atingidos 4,35 mil hectares de milho safrinha, 1,77 mil ha de trigo, 201 ha de aveia e seis ha de mandioca.


Os dados levantados pela Seab serão analisados pelo Estado e pela Defesa Civil, que poderão confirmar a necessidade de liberação de financiamento para reconstrução das áreas atingidas.


Na área atendida pelo Deral de Cascavel, o temporal causou a perda de 2,86 mil ha de milho safrinha, que renderiam 10,33 mil toneladas; 1,51 toneladas de trigo, com produção estimada de 3,77 mil toneladas; e 195 ha de soja safrinha, que resultariam em 338 toneladas.


De acordo com o técnico Norberto Ortiguara, do Deral em Curitiba, dois aviários com capacidade para 14 mil frangos cada desabaram, com morte de pelo menos quatro mil aves.

Informações da Folha de Londrina


Continue lendo