Paraná

Temporal atinge várias cidades do Paraná nesta noite

10 nov 2010 às 08:57

Temporal seguido de ventos fortes e chuvas de granizo em algumas áreas deixou um rastro de destruição em várias cidades paranaenses. Os danos mais significativos foram sentidos em Santo Antônio do Sudoeste, onde o vendaval atingiu quase 200 imóveis. Até o início da noite não havia registro de feridos.

Segundo o bombeiro comunitário do município, Laurindo Manenti, o ''tornado'' atingiu principalmente o Centro e o Jardim Arizi, por volta das 12 horas. ''Num minuto estava tudo destruído'', lamentou o socorrista do município de cerca de 20 mil habitantes.


De acordo com ele, 175 casas foram destelhadas ou danificadas. Um sobrado teve o telhado arrancado e foi interditado. Os moradores seguiram para casa de parentes. Ao todo, foram distribuídos cerca de 30 mil metros de lona plástica. A energia elétrica caiu, mas o serviço foi restabelecido no meio da tarde. Em Nova Aurora (Sudoeste), casas foram destelhadas e árvores caíram.


Em Paranavaí (Noroeste) teve chuva de granizo. O vento forte derrubou três árvores sobre carros e destelhou perto de 25 imóveis. Ninguém se feriu, mas ainda faltava luz em alguns pontos no início da noite. Bombeiros de Apucarana (Norte) informaram que entre 20 e 25 residências foram danificadas ou destelhadas. Também houve queda de granizo e a rede elétrica foi atingida.

O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) explicou que o temporal atingiu todo o Estado e foi provocado pela passagem de uma frente fria que encontrou temperaturas que ultrapassaram os 30 graus.


Continue lendo