O Paraná foi um dos destaques da 3ª edição do Mundial do Queijo do Brasil, com 55 queijos e produtos lácteos de 23 municípios premiados no evento realizado na capital paulista, em abril.
Ao todo, 1,9 mil produtos de 13 países foram avaliados por 300 jurados, sendo que 598 queijos e produtos lácteos receberam medalhas.
O júri foi comandado por Laurent Dubois, um dos melhores artesãos da França na categoria queijo. Entre os paranaenses premiados, foram conferidas 12 medalhas super ouro, 14 ouro, 14 prata e 15 bronze.
Leia mais:
Projeto do governo Ratinho retira poder de conselho ambiental e prevê ampliar licenças simplificadas no Paraná
Motociclista morre após sair da pista e colidir contra barraca na BR-153 em Japira
Consumidor paranaenses adere à Black Friday e prepara o bolso
Vice-governador entrega residencial com 240 unidades em Londrina
Organizada pela associação SerTãoBras, a competição avaliou de forma anônima queijos, iogurtes, doces de leite e coalhadas, pela sua aparência exterior e interior, textura, aromas e sabores.
Além do Brasil, participaram do concurso outros 12 países – Itália, Espanha, México, Argélia, Polônia, Irlanda, Colômbia, Argentina, Inglaterra, Suíça, França e Uruguai.
LONDRINA
O Rancho Seleção, de Londrina, recebeu seis premiações na competição – três medalhas de ouro, uma de bronze, uma de prata e uma super ouro. Foi a queijaria do Paraná que mais ganhou prêmios.
As medalhas de ouro foram para o queijo pé-vermelho casca florida (maturado acima de 45 dias), para o queijo paraná (bem amanteigado) e para o doce de leite com passas ao rum.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: