Um temporal de aproximadamente 30 minutos causou prejuízo ontem em Paranavaí. A forte chuva alagou ruas, casas e parte do Cemitério Municipal. Dezenas de caixões foram arrastados de dentro do cemitério. Veículos também foram levados com a força da enxurrada.
O temporal atingiu a cidade por volta das 13 horas. A chuva com maior intensidade durou cerca de 30 minutos, mas foi o suficiente para causar estragos por toda cidade. Até o final da tarde, muitos moradores, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil ainda estavam trabalhando para limpar casas e ruas.
Em uma das vias, próxima ao cemitério, a água chegou a um metro de altura e inundou várias residências. No Jardim Ouro Branco a enxurrada também chegou a um metro. Já no Centro de Paranavaí, a força da chuva foi tanta que arrastou veículos e espalhou entulho por vários pontos.
A cena que mais chamou a atenção após o temporal foi um amontoado de caixões próximo a um dos portões do Cemitério Municipal. De acordo com a administração do cemitério, as urnas arrastadas estavam vazias. As ossadas já haviam sido retiradas e a madeira seria levada para incineração. Ainda segundo os Bombeiros, também foram registradas na cidade quedas de muros e de árvores.
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), que tem uma estação de captação do volume de chuvas na cidade, informou que a medição da quantidade de chuva será feita hoje.
Giancarlo Franquini
Especial para a Folha