A partir desta quinta-feira, começa a ser veiculada uma campanha publicitária em todo o Estado para prevenir as queimadas, lançada pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS). A instituição está utilizando a figura da araucária, árvore nativa do Paraná, como instrumento para sensibilizar ainda mais a população.
"As queimadas são um problema nacional, que estão bastante relacionadas com a pobreza nas áreas rurais", afirmou o presidente da SPVS, Clóvis Borges. Segundo ele, o foco principal da campanha é o produtor rural, que muitas vezes realiza queimadas com o objetivo de preparar o campo para novas semeaduras. "Não queremos radicaliar. Existem alguns procedimentos que, desde que bem manejados podem ser aceitos, mas as queimadas devem ser exceção absoluta", observou.
O surgimento de queimadas é considerada uma situação muito crítica pela SPVS. "As áreas remanescentes já são mínimas e por isso estão muito vulneráveis", considera Borges. De acordo com dados do órgão, a Floresta de Araucárias tem hoje apenas 0,8% da área original na região Sul do País. Segundo relatório da entidade WWF (sigla em inglês para Fundo Mundial para a Natureza), cerca de 80% das florestas brasileiras estão sob ameaça de incêndio iminente.
Para Borges, é muito importante que a sociedade tenha a consciência do perigo de incêndios na natureza. "Sem isso, nunca teremos fiscais suficientes nas flroestas para pegar todo mundo", disse.
Anualmente a SPVS faz campanhas contra as queimadas, que ocorrem com mais intensidade durante o inverno, por causa do clima seco. Este ano é a primeira vez em que a campanha publicitária vai ser veiculada em emissoras de televisão. Ela também será divulgada em forma de cartazes, com tiragem inicial de 15 mil, que deverão ser distribuídos a escolas e órgãos estaduais em todo o Estado, outdoors em Curitiba e nas rodovias e em jornais impressos.
Toda a campanha da SPVS foi realizada através de parcerias com as empresas Lodduca Sul, Deiró Cine Vídeo, Posigraf, PAZ Outdoor e Rede Paranaense de Televisão. O ator paranaense Luiz Mello fez a locução do vídeo sem cobrar cachê.