A Câmara Municipal de Arapongas aprovou na segunda-feira (13), em primeira discussão, o projeto de lei contra a "ideologia e igualdade de gênero" nas escolas do município. Grupos a favor da lei organizaram uma manifestação durante a votação (confira o vídeo abaixo).
O projeto, do vereador Rubens Franzin Manoel (PP), foi aprovado por unanimidade. A segunda votação está marcada para 20 de novembro, próxima segunda-feira.
O texto proíbe qualquer "distribuição, utilização, exposição, apresentação, recomendação, indicação e divulgação de livros, publicações, palestras, folders, cartazes, filmes, vídeos, faixas ou qualquer tipo de material, lúdico, didático ou paradidático, físico ou digital, contendo manifestação ou mensagem subliminar da igualdade (ideologia) de gênero nos locais Públicos, privados de Acesso ao Público e Entidades de Ensino no Município de Arapongas".
Este é o segundo projeto polêmico envolvendo a educação que os vereadores da cidade aprovam em menos de duas semanas. No início do mês, o "escola sem partido", também de autoria de Franzin, foi aprovado pela Câmara.