A Secretaria de Trânsito (Setran) inicia nesta segunda-feira (18) a Campanha Volta às Aulas 2013. A campanha, voltada para a segurança do transporte das crianças até as escolas, tem como slogan "Crianças no trânsito. Eu cuido, eu respeito".
Atualmente, Curitiba tem 1.027 instituições de ensino das redes estadual, municipal e particular. Nos períodos de volta às aulas, o fluxo de veículos aumenta na cidade, gerando pontos de lentidão no trânsito e aumentando o risco de acidentes no entorno das escolas.
Para a campanha Volta às Aulas, foram criados materiais gráficos (adesivo e folderes) que destacam a importância do uso do cinto de segurança, inclusive por crianças menores de 10 anos, além do uso correto de cadeirinhas e assentos de elevação. Faixas com o slogan da campanha foram colocadas e são visíveis em vários pontos da cidade.
Painéis de trânsito também trarão mensagens sobre segurança no transporte de crianças nos veículos. Ainda serão feitas inserções de mensagens educativas durante a programação da Rádio Trânsito da Prefeitura, que tem 16 rádios (AM/FM) conveniadas.
Na primeira etapa da Volta às Aulas, que segue até 15 de março, a Setran irá realizar abordagens educativas em 40 locais próximos a escolas de Curitiba, em ruas de fluxo intenso. Pedestres e motoristas receberão os impressos e orientação sobre normas de segurança no trânsito, como:
- transportar crianças em segurança no interior do veículo;
- respeito dos limites de velocidade;
- estacionamento de acordo com a sinalização;
- respeito à faixa de pedestres;
- não avançar sinais;
- respeito à sinalização dos agentes e monitores de travessias nas escolas;
- embarques e desembarques em locais apropriados e com segurança;
- evitar permanecer muito tempo estacionado nos locais próximos às escolas ou caneletas de cones de Operação Escola;
- programar-se para os horários de entrada e saída dos alunos;
- orientar as crianças sobre deslocamentos seguros;
- buscar caminhos alternativos para os deslocamentos;
- utilizar a buzina apenas como sinal de alerta.
A Setran também irá realizar blitze direcionadas aos veículos de transporte escolar e orientar pais e responsáveis quanto aos aspectos legais a serem observados quando da contratação desse tipo de serviço.
Haverá, ainda, fiscalizações no entorno das escolas, para minimizar as infrações de trânsito que comprometem a segurança dos usuários das ruas e avenidas. A Setran também irá desenvolver e implantar ações de engenharia de trânsito que aumentem a segurança nos deslocamentos próximos às escolas.
A campanha é uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação; Secretaria de Governo Municipal – Administrações Regionais; Secretaria Municipal da Defesa Social – Guarda Municipal; URBS– Diretoria de Transportes/Gerência de Transporte Comercial – Transporte Escolar; Secretaria Municipal de Comunicação Social; Secretaria Estadual de Educação; Sinepe (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino); Detran-PR e BPTran.
A segunda etapa está marcada para o retorno das aulas no segundo semestre do ano, entre 29 de julho e 16 de agosto.