Os cerca de 1,6 mil trabalhadores da Urbs – empresa da Prefeitura de Curitiba responsável pelo trânsito, transporte e equipamentos urbanos da cidade – realizam, nesta sexta-feira, um dia de mobilização da categoria.
Segundo informações do Sindiurbano (Sindicato dos Trabalhadores em Trânsito, Transporte e Urbanização de Curitiba), entre as atividades previstas, estão a multa zero no trânsito, operações-padrão na fiscalização do transporte coletivo e operações-tartaruga nos demais setores.
A decisão de realizar 24 horas de manifestação foi tomada em assembléia realizada na última semana. A categoria reivindica reajuste de 15% retroativo a maio deste ano, além de aumento do vale-alimentação. A garantia da cesta de alimentos para os funcionários que já a recebem também faz parte da pauta de reivindicações.
São servidores da Urbs os agentes de trânsito, os fiscais do transporte coletivo e os trabalhadores das áreas administrativa, de manutenção e de conservação dos terminais de ônibus, entre outros.