O verão parece ter 'atropelado' a chegada da primavera no Paraná. Segundo o Simepar, a sensação de calor em cidades do oeste do estado como Assis Chateaubriand atingiu os 40,5ºC por volta das 15h30 desta sexta-feira (18).
Com 38,1 graus, Foz do Iguaçu atingiu a maior temperatura do ano, e o maior valor registrado pelo mês de setembro desde o início das medições do instituto. Em Londrina, a máxima ultrapassou os 35 graus, depois de bater o recorde do ano na quinta-feira (17) com os termômetros registrando 36,1 graus. Neste final de semana e no início da próxima a previsão é de que a máxima fique entre 34 e 36 graus na cidade.
Segundo meteorologistas do Simepar, uma frente fria posiciona seu eixo mais instável sobre o Atlântico, na altura do litoral entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A circulação dos ventos em altitude impede a progressão do sistema frontal e deixa-o praticamente estacionário na região.
Ao mesmo tempo, o fluxo de umidade, proveniente do Paraguai e Argentina, segue constante entre as regiões catarinenses e gaúchas, assim as chuvas e temporais continuam previstos para essas áreas da Região Sul. No Paraná o que predomina é uma massa de ar mais seco em superfície e o calor segue forte em todas as regiões do Estado.