Curitiba vai sediar nesta semana o seminário internacional Diálogos Metropolitanos, que é mais uma etapa da elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) da Região Metropolitana. O encontro prossegue até sexta-feira.
Na manhã de quarta-feira, dois especialistas estrangeiros participam dos debates. David Harvey, da Universidade de Nova York, fala sobre as questões estruturais do planejamento metropolitano. Alfonso Vergara Gómez, da Fundação Metropoli (Espanha), relata a experiência basca no planejamento metropolitano e regional.
As regiões metropolitanas do Brasil são o tema das discussões da tarde de quarta, que terão as participações de representantes do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas, Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República, Universidade de São Paulo, Fundação de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife e União dos Vereadores do Estado de São Paulo.
Na manhã de quinta-feira o tema será Cenários Internacionais em Planejamento Metropolitano, com a participação de Ruben Pesci, da Faculdade Latinoamericana de Ciências Ambientais (Argentina), Felix Damette (França) e Francisco Nunes Correia, do Ministério do Meio Ambientre de Portugal, que vai falar sobre o programa de revitalização ambiental urbana de Lisboa. À tarde serão debatidos os desafios metropolitanos, com a participação de representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Companhia Brasileira de projetos e Empreendimentos (Cobrape).
Na sexta-feira (10) serão apresentados os relatórios das reuniões setoriais realizadas até agora no processo de elaboração do PDI e debatidos os cenários futuros para a RMC.