A reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiu na manhã desta segunda-feira (20) cancelar a prova da 1ª fase do vestibular, realizada neste domingo (19), para 11.523 candidatos. O motivo foi a falta de luz em cinco locais de prova - todos na região do Tarumã (Curitiba): Colégio Militar e Unibrasil, no Portão – Colégio Padre Bagozzi, no Juvevê – Setor de Ciências Agrárias/UFPR e no Centro – FESP. Além da falta de energia elétrica, aconteceram quebras de vidros em janelas e alagamento de salas de aula.
Nestes locais estavam candidatos para os cursos de Comunicação Social/Jornalismo, Design de Produto, Comunicação Social/Relações Públicas, Educação Artística/Desenho, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Filosofia (Bacharelado com Licenciatura Plena/manhã), Filosofia (Bacharelado com Licenciatura Plena/noite), Tecnologia em Sistemas de Informação, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Nutrição, Psicologia, Desig Gráfico, História, Turismo, Bacharelado em Ciência da Computação, Geografia e Zootecnia.
O reitor Carlos Augusto Moreira confirmou a nova data para 02 de dezembro, das 14 às 19 horas. Neste dia também ocorre o concurso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), porém no período da manhã.
Moreira também confirmou a manutenção das datas da segunda fase do concurso - 10 e 11 de dezembro, inclusive para os candidatos que farão a prova no dia 02.
Os candidatos devem ainda essa semana acessar o site do Núcleo de Concursos para imprimir o novo edital com todas as informações
Faltantes
Pelo levantamento feito pelo Núcleo de Concursos a primeira fase do Processo Seletivo 2007 teve 5,19% de faltantes (2.223 candidatos) considerado dentro da média. Em 2005 foram 5,3% de faltantes (2.385 candidatos) e em 2006, 5,6% (2.601 candidatos). No processo seletivo da Escola Técnica foram 9,77% de faltantes (319 candidatos), concurso que transcorreu de forma tranqüila. 43,5 mil pessoas se inscreveram ao concurso.
O gabarito provisório da prova está no site do Núcleo de Concursos.