Revoltados com o sucateamento da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), centenas de estudantes dos cinco campi da instituição protestaram hoje (17/08) em Toledo na solenidade de apresentação do projeto de instalação da Pontifícia Universidade Católica (PUC), que contou com a presença de políticos e autoridades ligadas à educação. Os manifestantes ficaram revoltados quando foram informados que o governador Jaime Lerner (PFL), que havia confirmado presença, não iria comparecer. O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Lubomir Fiscinski, que representava o governador, acabou sendo atingido por um ovo durante o protesto.
O manifesto organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), de Cascavel e Toledo, tinha o objetivo de repassar a Lerner as maiores necessidades da Unioeste e pedir uma solução imediata antes que a universidade 'entre em colapso total'. 'O governador sabia que estaríamos aqui para protestar. Por isso não veio' - disse o coordenador do DCE, Rodrigo Tomazini Dias.
Segundo Tomazini, os estudantes enfrentaram dificuldades já na saída de Cascavel, quando os dois ônibus que os levariam foram parados no posto da Polícia Rodoviária Estadual por falta de uma listagem de passageiros. 'Andamos mais um pouco e fomos novamente parados em uma blitz. É lógico que fizeram isso para impedir nosso protesto', reclamou.
* Leia mais em reportagem de Gilmar Agassi na Folha do Paraná/Folha de Londrina deste sábado