Paraná

Santo casamenteiro reúne 10 mil pessoas em Curitiba

13 jun 2002 às 19:52

Com o censo demográfico apontando uma total desproporção entre a quantidade de mulheres e homens existentes no mundo, o que valeu nesta quinta-feira, 13 de junho, Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, foi a grande esperança de que os ditados populares prevalecessem sobre frias estatísticas.

Prova de que a expectativa de encontrar alguém especial ainda é forte era a fila - que aumenta a cada ano - que levou cerca de 10 mil pessoas à Igreja Bom Jesus, no centro de Curitiba, a pagar R$ 1,50 a fatia do bolo, feito em homenagem ao santo. Decorado com a imagem do santo e, este ano, também com a bandeira brasileira, há seis anos a igreja faz a distribuição do bolo. Dentro dele são distribuídas pequenas estatuetas do santo e, diz a crença, que quem tiver a sorte de pegar uma fatia com a imagem, tem casamento garantido.


Este ano, cerca de 20 voluntários trabalharam na igreja para distribuir 2 mil quilos de bolo, que segue uma receita especial. Feito de pão-de-ló e doado por várias mulheres, é na igreja que a equipe dá o toque final, com a decoração e recheio de doce de leite. Dentro, foram colocadas 1,6 mil imagens.


Segundo o frei Délcio Lorenzetti, pároco da igreja, a tradição do bolo existe há 90 anos. Antes, a distribuição era para as pessoas carentes. Há seis anos o bolo passou a ser confeitado e dentro dele colocadas as pequenas imagens.


*Leia mais na edição desta sexta-feira da Folha de Londrina

Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.


Continue lendo