Paraná

Sanepar recomenda hidratação com água tratada neste Carnaval

23 fev 2017 às 16:25

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) recomenda que os foliões mantenham a hidratação em dia durante o Carnaval, usando sempre água tratada. A água compõe cerca de 70% do corpo humano e é responsável por boa parte do funcionamento do nosso corpo.

A empresa alerta sobre a importância de prestar atenção na qualidade da água e na quantidade ingerida, especialmente em locais com temperaturas altas e quando se gasta bastante energia nas brincadeiras de Carnaval.


A nutricionista Angélica Koerich, da Secretaria Estadual de Saúde, explica que a água garante o bom funcionamento do organismo e que a desidratação aguda ocorre de maneira rápida e pode trazer, inicialmente, confusão, tonturas, alteração de humor, dificuldades de memória e concentração.


"O hábito de tomar água é muito saudável e não deve ser negligenciado em nenhum momento. Durante as brincadeiras de Carnaval, debaixo de sol forte, a transpiração é o modo como se perde água mais rapidamente, mas o corpo também perde água pela respiração, na urina e nas fezes", informa. Ela explica que em altas temperaturas e durante as atividades físicas a perda de água pelo organismo pode se dar de maneira mais rápida.


A nutricionista relembra que a água no organismo também atua em interações químicas que limpam o organismo. Ela recomenda a ingestão de cerca de três litros de água por dia para homens e de dois, para mulheres.


"Preferencialmente, a rotina de tomar água deve vir antes da sede. A sede já é o organismo dizendo que está ficando desidratado. Manter a rotina de tomar um pouco de água a cada hora é uma ótima forma de ficar bem hidratado. Crianças, idosos e pessoas com qualquer tipo de dificuldade de fazer a ingestão de líquidos sozinhos devem receber atenção especial", orienta.

Ela recomenda a ingestão da água tratada. "A água da Sanepar é tratada com cloro, o que garante a sua potabilidade e qualidade, e ainda possui flúor, que é bom para os dentes. Tomar água não tratada é um risco para a saúde", afirma. Angélica diz que uma das formas de saber se a hidratação foi eficiente, é a urina clara.


Continue lendo