O litoral paranaense não deve ter problemas com o abastecimento de água neste verão. A Sanepar prevê que as obras realizadas na região e a reserva existente serão suficientes para garantir uma temporada tranqüila, com exceção dos dias referentes ao Ano Novo e Carnaval, quando o consumo de água atinge um índice maior que o aceitável. A tarifa, no entanto, terá um reajuste de 20% para quem utilizar mais de 10 metros cúbicos de água mensalmente entre dezembro e março. Até o dia 30 de novembro a estatal concedeu um desconto nesse percentual na tarifa para que os proprietários de imóveis com piscinas na região possam trocar a água e fazer limpezas das caixas d"agua.
Segundo a estatal será possível atender diariamente uma população de até 400 mil pessoas nos sete municípios entre Guaratuba e Paranaguá. O tratamento de esgoto, porém, deixa a desejar e cobre apenas 35% do total despejado nessa área.
O gerente de operações da Sanepar, Wandir Nogueira Rocha, admite que os maiores problemas na temporada são o desperdício de água e o tratamento de esgoto. "Para melhorar essa situação aguardamos obras que darão um novo perfil à região até 2003", disse, referindo-se aos investimentos da estatal e do Programa Paranásan, que prevê aplicações de U$ 60 milhões em abastecimento e esgotamento sanitário.
Dados fornecidos pela assessoria da empresa indicam investimentos de R$ 5,7 milhões financiados pelo Programa Pró-Saneamento, da Caixa Econômica Federal. Foram obras com 61 mil metros de redes de distribuição, 2.500 ligações residenciais, sistema de controle operacional automatizado e dois reservatórios com capacidade para 3.000 metros cúbicos cada um, localizados em Caiobá e Balneário Betaras. A população beneficiada atinge 20 mil pessoas entre veranistas e os residentes fixos.
Entre as obras emergenciais iniciadas pela Sanepar e a iniciativa privada estão o investimento de R$ 1 milhão para o reforço do sistema de distribuição de água em Pontal do Paraná (Canoas a Shangri-lá). "São 9.204 metros de redes de distribuição em um total de 7.600 ligações para essa temporada", concluiu Rocha.