A Secretaria Estadual da Educação inicia nesta terça-feira uma grande mobilização para divulgar o calendário de matrículas da rede estadual de educação básica. É a campanha Chamada Escolar, que deverá se estender até o dia 22 de novembro.
Neste período, as escolas e os Núcleos Regionais de Educação estarão incentivando principalmente os pais que têm filhos em idade de ingressar na vida escolar – 7 anos – a efetivarem a matrícula na 1ª série do ensino fundamental.
A partir de 18 de novembro, eles poderão procurar a escola estadual mais próxima de sua residência portando a certidão de nascimento da criança e um comprovante de residência, de preferência a conta de luz.
Apenas no município de Curitiba, as matrículas da 1ª série do ensino fundamental para alunos novos começam nesta terça, mas seguem o calendário e vão até o próximo dia 22.
Para o ano letivo de 2003 são esperadas 1,5 milhão de matrículas na rede estadual de educação básica, das quais 1 milhão e 250 mil no ensino fundamental e médio regular e 250 mil no ensino de jovens e adultos, antigo supletivo. É o mesmo volume registrado em 2002.
Durante o mês de novembro, os pais de alunos da rede estadual de educação básica do Paraná estarão recebendo um comunicado da secretaria, através da escola onde seus filhos estudam atualmente, com a indicação do nome do estabelecimento de ensino em que a vaga está assegurada para o ano letivo de 2003.
Ao receber a correspondência, os pais deverão comparecer à escola para confirmar a matrícula. "Essa providência é importante porque, se a matrícula não for confirmada, consideraremos que houve desistência da vaga e ela será disponibilizada para outros interessados", explica Gerson Ida, superintendente de Gestão da Infra-estrutrura da Secretaria o da Educação.
Os pais terão até o dia 13 de dezembro para fazer a confirmação da matrícula, portando o comunicado, o RG ou a certidão de nascimento e o comprovante de residência, prioritariamente a conta de luz. Se os pais, por algum motivo, não desejarem manter o filho na escola em que ele já tem vaga assegurada, devem procurar a escola de seu interesse, certificar-se da existência de vaga e depois cancelar a vaga inicialmente reservada, para que ela possa ser liberada para outro estudante. O período de transferência vai vigorar a partir do dia 20 de janeiro de 2003.