A produção de milho 2005/2006 do Paraná deve atingir 10,85 milhões de toneladas, 27% a mais que a produção do ano passado, de 8,55 milhões de toneladas. A estimativa engloba a colheita da safra normal, já colhida, e a safrinha, com colheita em andamento, e mostra que o Estado está escapando dos efeitos da forte estiagem dos últimos meses.
A produção de milho safrinha aponta para uma elevação maior ainda em relação à safra normal. A previsão feita pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento prevê a produção de 3 milhões de toneladas, que corresponde a um acréscimo de praticamente 50% sobre o ano passado, quando foram colhidas 2 milhões de toneladas no mesmo período.
Na previsão de aumento na produção do milho safrinha já estão descontadas as perdas de 13% na produção do grão por causa da seca. A previsão inicial do Deral apontava para uma colheita de 3,46 milhões de toneladas.
O Paraná é responsável pela participação de 22% a 24% na produção nacional de grãos, o que lhe garante a liderança no setor.