Paraná

Real lança software para controlar direitos autorais na Web

20 jun 2001 às 11:47

A RealNetworks lançou hoje (20/06) um produto para ajudar os conglomerados de entretenimento a gerenciar e controlar o uso de material protegido por direitos autorais em serviços online. A desenvolvedora também apresentou uma iniciativa para padronizar a publicação de conteúdo na Web de modo seguro e lucrativo, marcando o que os analistas afirmam ser a principal movimentação da companhia para concorrer com a tecnologia da Microsoft.

Rob Glaser, diretor da RealNetworks, planeja descrever sua estratégia durante a conferência Streaming Media West, que acontece na Califórnia e retrata a indústria de mídia na Internet. A RealNetworks não divulgou quando o novo produto e a iniciativa estarão disponíveis. Mas embora detalhes técnicos dos anúncios não tenham sido revelados, a futura padronização pode representar uma grande ameaça à Microsoft, dizem os analistas.


A proposta da Real está sendo chamada de eXtensible Media Commerce Language, ou XMCL, e é uma versão voltada para mídia da XML (eXtensible Markup Language) em que companhias como a Microsoft estão apostando pesadamente para viabilizar a criação de uma nova geração de serviços Web. Assim como a XML descreve diferentes tipos de dados, a XMCL seria uma linguagem comum para descrever direitos e regras impostas sobre um determinado conteúdo, como uma canção ou um filme. A XMCL, que deve ser submetida em breve pela Real aos órgãos de padronização da Internet, permitirá que diferentes sistemas de gerenciamento de direitos autorais trabalhem em conjunto.


O outro pilar da estratégia da Real é um produto chamado RealSystem Media Commerce Suite, cuja função é permitir que lojas online de música e vídeo digital possam facilmente vender e liberar tais conteúdos para seus clientes. O Commerce Suite vai trabalhar com outro grande produto da Real, o RealSystem iQ, que dinamicamente faz a rota do conteúdo até o usuário final.


O novo produto também será incorporado à MusicNet, uma joint venture criada entre a Real e três grandes gravadoras que devem lançar um serviço de assinatura de músicas online no terceiro trimestre. A Real planeja até o final do ano fazer com que tal sistema funcione em plataformas Linux e Macintosh, bem como em set-top boxes e PlayStation 2, uma iniciativa que pode levar áudio e vídeo vindos da Internet para as salas das residências.


< Leia mais>Paguei.com lança mais uma novidade


Continue lendo